Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: O sol também é uma estrela


Título: O sol também é uma estrela • Autora: Nicola Yoon • Editora: Arqueiro • Páginas: 288 • Ano: 2017

 Um dos motivos para eu ter ficado animada com esse livro foi essa capa maravilhosa e os diversos elogios que li sobre a história. No entanto, eu busquei não saber muita coisa sobre o livro, para assim não criar grandes expectativas e me decepcionar, e isso foi ótimo, porque acabei sendo surpreendida pela leveza e beleza da história, além de ter sido conquistada desde a primeira página.


 Em "O sol também é uma estrela" vamos conhecer Daniel, um coreano-americano que não se dá bem com o irmão mais velho e que sonha ser poeta, mas sua família o está obrigando a tentar a carreira de médico.
 Do outro lado temos Natasha, uma jamaicana que vive nos Estados Unidos desde pequena, ela e sua família são imigrantes ilegais e por conta de um acidente que seu pai se envolveu, vão ser deportados.
 Daniel é um cara romântico que acredita nos sonhos, amor e que uma pessoa pode estar destinada à outra. Já Natasha, acredita apenas na ciência, não acha que existe essa coisa de destino e faz algum tempo que parou de sonhar.
 Mas o que esses dois possuem em comum? Praticamente nada. Mas o destino, a vida, as coincidências ou qualquer outra coisa que você quiser acreditar, decidiu unir esses dois personagens no último dia de Natasha nos EUA.
 Daniel como um bom romântico acredita que Natasha é a mulher de sua vida e que esse é o motivo para eles terem se conhecido. Mas ela não acredita nisso e para fazer com que ela acredite, ele decide fazer com ela um estudo científico sobre o amor, onde diz que se um casal responder algumas perguntas e se olhar nos olhos por algum tempo, eles vão se apaixonar.
 Acontece que hoje é o último dia de Natasha e ela precisa tentar encontrar uma solução para que sua família não seja mais deportada, logo a ultima coisa que ela quer é se apaixonar. E Daniel precisa passar por uma entrevista para a Yale, a segunda melhor faculdade do país, mas perto de Natasha isso parece não ter mais tanta importância para ele.

"Ninguém quer acreditar que a vida é aleatória. Meu pai diz que não sabe de onde vem meu ceticismo; mas não sou cética. Sou realista. É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Simplesmente acontecem."

  De cara, um dos pontos mais interessantes é a questão dos imigrantes e as diferenças de culturas. Aqui, tanto a família de Natasha quanto a de Daniel são imigrantes e cada uma tem a sua cultura. 
 Algo interessante também é ver o quanto as pessoas podem ser preconceituosas, por exemplo, a família de Daniel nunca vai aceitar uma negra na família, pois o correto é seus filhos se casarem com garotas coreanas e a de Natasha espera que ela se case com um negro.
 E então temos uma grande crítica à família de Daniel, pois a mesma possui uma loja para produtos de cabelo para afrodescendentes, onde lucram bem e tratam todos os negros de forma educada, mas por trás disso eles não aceitariam nunca um negro na família e isso reflete a realidade de muitos outros como o pai de Daniel.


 O Daniel é um personagem extremamente cativante, pois é aquele eterno romântico fofo que fará de tudo pela garota que acredita ser o amor da sua vida, mas confesso que apesar de ter adorado essa parte dele, teve momentos em que eu queria "brigar" com o personagem, porque ele estava realmente disposto a desistir de tudo por causa de uma garota que nem conhecia direito. Mas um dos pontos mais interessantes de Daniel é a questão dele estar seguindo o sonho dos seus pais e não o dele, pois isso é algo que muitos leitores podem acabar se identificando, afinal, muitos acabam deixando de lado o que realmente querem para agradar os pais ou qualquer outra pessoa, exceto si mesmo.
 Natasha é fria, ela não faz o tipo romântica que se apaixona perdidamente por um desconhecido que por acaso acabou conhecendo, nem ao menos era apaixonada pelo ex namorado. Digamos que ela é movida pela razão e acha respostas para explicar tudo, e por causa de alguns acontecimentos em sua vida, ela acabou deixando de ser uma garota sonhadora e passou a ser cada vez mais realista.

"Como é que este pode ser o mesmo dia? Como é que todas essas pessoas podem continuar com a vida sem saber nada do que acontece na minha? Às vezes o mundo da gente balança com tanta força que é difícil imaginar que quem está ao redor não perceba também."

 O romance entre os dois é muito interessante de acompanhar e apesar de parecer ser algo que acontece muito rápido, não é. É algo que fará o leitor refletir muito sobre o destino, pensar se realmente existe essa coisa de cada um ter uma pessoa destinada à você que uma hora vai aparecer e vai desestruturar as coisas um pouco (ou melhor, muito), até para as pessoas mais racionais.
 Os dois formam um casal bem cativante, eles são bem diferentes um do outro, tanto fisicamente quanto psicologicamente e isso faz com que cada um aprenda um pouco com o outro e foi muito bacana acompanhar a luta de Daniel para fazer Natasha se apaixonar por ele em apenas um dia, com apenas algumas perguntas.


 A diagramação do livro está muito agradável, começando pela capa que está simplesmente maravilhosa com essa arte de linhas e a bela combinação de cores. Por dentro tudo continua muito bonito também, temos as folhas amareladas e um ótimo tamanho na fonte dos textos. Além disso, há uma pequena ilustração na troca de capítulos, sendo diferente para cada personagem.
 A leitura é extremamente fluída, pois é o tipo de história que vai prender a sua atenção desde o começo, mas outro ponto que ajuda para a leitura ser fluída é os capítulos serem curtinhos.
 O livro é narrado na maior parte do tempo por Natasha e Daniel, mas algumas partes temos um narrador de fora (o universo) falando sobre os dois protagonistas e também sobre outros personagens da história, tudo de forma curta e direta, mas que torna a leitura ainda mais interessante, pois o leitor acaba conhecendo um pouco sobre cada personagem que passa na história e entendendo um pouco o lado deles.

"Quando Natasha pensa no amor, é nisto que pensa: nada dura para sempre. Como o hidrogênio-7, o lítio-5 ou o boro-7, o amor tem uma meia-vida infinitesimalmente pequena que decai até o nada. E quando acaba é como se nunca tivesse existido."

 Basicamente o leitor vai acompanhar o último dia de Natasha no país e o primeiro dela com Daniel, onde o garoto vai ficar tentando conquistar a mulher que acredita ser o amor de sua vida. Mas paralelamente também vai acompanhar alguns conflitos familiares, assuntos como depressão, a pressão de ter que seguir uma carreira de "sucesso", além da questão dos imigrantes.
 O final me agradou completamente, não era algo que eu esperava, mas achei muito bonito, embora confesse que o achei bem rápido e curtinho, pois a autora conseguiu ligar a vida dos personagens de uma forma bem bacana.


 Esse é um romance muito bonito, daquele tipo que talvez venha a te fazer suspirar um pouco e que com certeza vai te fazer refletir sobre alguns assuntos e é uma leitura bem leve, por essa razão eu mais que recomendo a leitura do livro.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oiii Larissa, tudo bem?
    Menina eu fiquei bastante interessada e apaixonada pelo livro, desde que houve o lançamento dessa edição me vi encantada, gostei de saber a sua opinião e achei as fotos lindas.
    Abraços linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana
      Esse livro é muito amorzinho, corre ler s2

      Excluir
  2. Ola
    Sua resenha ficou maravilhosa, e é claro que me deixou ainda mais motivada para poder conferir essa leitura. Assim como suas impressões, já li muitos comentários positivos.. A capa é linda e amei as suas fotos! Não tenho dúvidas de que deve ser um romance lindo.
    Beijos,F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, F
      Fico feliz em ver que curtiu a minha resenha e espero que quando você ler, também goste s2

      Excluir
  3. Olá,

    Eu estou acompanhando o lançamento dessa obra, já li várias resenhas sobre o livro e vejo que todo mundo está gostando. As impressões que estou lendo, me deixa muito animado para fazer a leitura da obra, a sua resenha e as resenhas que já li, foram como uma bola de neve positiva, que foi acumulou vários aspectos que me agradam dentro de uma só história. Vou fazer a leitura assim que possível e adorei a sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz em ver que você também gostou da resenha s2 Bom, é um romance muito bacana e leve, vale muito a pena ler.

      beijos :*

      Excluir
  4. Olaaa
    Adorei sua resenha e as fotos estao lindas, no geral gosto desse tipo de leitura, vou dar sim uma chance a obra, e essa ja vi que é daquelas que ja conquistam pela capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana
      Dê uma chance para o livro, creio que vai gostar também.

      Obrigada s2

      Excluir
  5. oi.
    a capa realmente é super fofa, acho que fui boba em não ter solicitado ele junto a editora. acho que o livro está todo lindo, a história comovente e diagramação linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian
      É um livro inteiramente fofo, então tenta ler algum dia kkk

      Excluir
  6. OI. :)
    Simplesmente preciso ler esse livro!
    Todo blog que visito, tem resenha dele e só elogios tb.
    O kit dele é muito fofo, adorei sua resenha flor.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oii!!

    Tô louca para ler esse livro, nunca li nada da autora mas pela sua resenha agora quero começar por esse!

    E esse kit maravilhoso ? Muito lindooo!! Amei!

    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler ainda e agora que estou pobre , o que vou fazer? kkk

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu li esse livro e adorei!
    Nossa, a história é muito fofa, e a forma como a autora contou a trama é espetacular! Um livro que indico para todos, pois fiquei bem envolvida com essa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi, Srta!
    Eu já conhecia o livro de outras resenhas e pelo o que todo mundo fala, esse livro é incrível. Não vejo a hora de ter esse livro na minha estante <3 Parabéns pela resenha, eu amei!

    ResponderExcluir
  10. Li sua resenha com o maior cuidado pra não "receber" muito da história, pois esse é um dos livros mais desejados pra mim desse ano. Desde que li "Tudo e Todas As Coisas" também da Nicola, e me encantei com a escrita tão cativante e fluída da autora. Espero ler em breve . Sua resenha ficou ótima! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu terminei de ler esse livro essa semana e estou apaixonada. Já tinha lido outro livro da autora, "Tudo e todas as coisas", e amei a escrita dela, porém, esse conseguiu superar todas as minhas expectativas. Adorei as reflexões que a autora faz, principalmente no que se refere às diferenças culturais e também ao modo como impactamos uns na vida dos outros.
    Amei sua resenha e fico feliz de ver que você também curtiu a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa, que situação heim?
    Além de serem imigrantes existe toda uma resistência de ambas famílias por conta de preconceito, ou costumes de cada país. Não é a toa que esse livro faz tanto sucesso.
    Gostei da premissa, fiquei interessada em conhecer essa obra.
    Abs
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  13. Li um livro da autora e fiquei muito envolvida e apaixonada pela história, então, é óbvio que quero ler este livro aqui e epas suas considerações, acho que vou amar também.
    Suas fotos me deixaram com mais vontade ainda de ter o meu livro em mãos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da proposta desse livro, as partes que você destacou me chamam a atenção, o fato desse choque entre os estereótipos de cada família, os personagens serem completamente diferentes em gostos e pensamentos. Com certeza uma leitura bem curiosa. Adorei saber mais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oi querida,
    Adorei a resenha. Ficou melhor do que a minha (rsrsrs), achei a sua extremamente cativante e com fotos belíssimas. Espero que outros leitores gostem do livro assim como eu e você gostamos.

    P.S também amei o Daniel, achei que ele foi um personagem comum, diferente de personagens que alguns autores criam. Foi mais comum...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  16. Olá Larissa, esse livro parece ter além de um romance bem bacana vários temas sendo discutidos e pela sua resenha o conjunto ficou muito bom *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  17. Eu também estou muito curiosa para ler esse livro. E pela capa assim como você eu achei linda. Eu ainda não tive a chance de ler nas espero gostar dele assim como você. Ótima resenha. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Lari

    Eu amei esse livro do começo ao fim. Natasha e Daniel conquistaram meu coração, são uns lindos. Com essa história a Nicola entrou para a minha lista de autores favoritos, pois ela escreveu dois livros maravilhosos! Fico muito satisfeita em saber que você também curtiu!

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lari!
    Também amei essa capa. Como sou uma entusiasta do artesanato e do DIY, eu quase surtei quando assisti os bastidores da confecção dessa capa. Certamente irei querer esse livro na minha estante.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Eu amo demais esse livro, li ele em um dia de tão perfeito que achei! Cada página, a história em si e principalmente o jeito que a autora construiu o livro foi perfeito para mim! Agora não vejo a hora de realizar a leitura do Tudo e Todas as Coisas que tenho certeza que será perfeito igual!

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Esse livro parece ser um amor só! To bem ansiosa para fazer a leitura dele. Adoro livros que a leitura flui e os personagens cativam!
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Oie
    ai que bom saber que é uma leitura que flui, eu comecei a ler mas por algum motivo parei porem quero muito voltar pois morro de curiosidade pela leitura e espero poder em breve, adorei os pontos que vc ressaltou

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Lari!
    Terminei essa leitura nessa noite e estou perdidamente apaixonada por ela. foi muito difícil, confesso, me despedir dela, pois queria muito mais, mais desses personagens que tanto me cativaram, desse amor que foi construído pouco a pouco e do final. Quero muito saber o que mais vai acontecer.
    Esse livro me deu muito o que pensar e acho que sua resenha está perfeita.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  24. Oi, Larissa!
    Ai esse livro é um amor mesmo né? <3 O estilo de narrativa da Nicola é uma coisa do outro mundo de tão envolvente e apaixonante :3 Adorei sua resenha, me deu até vontade de reler! Bjus!

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem? Assim como você, inicialmente fui arrebatada por essa capa lindíssimaaaa! Depois pelo destaque em todas as livrarias que entro, acabou chamando a minha atenção. Eu ainda não li mas achei sensacional a sinopse. A gente tá acostumado a casaizinhos clichés e o Daniel e a Natasha simplesmente acabam como todos esses esteriótipos. Quero muito ler esse livro! Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  26. Oi.

    Quero muito ler este livro, mas ainda não consegui comprar o meu. Já vi muitos comentários sobre o livro, a maioria positivos e isso aumenta ainda mais minha vontade. Também quero ler outro livro da autora, até pensei me solicitar para a editora este mês, mas acabei deixando para depois. Espero que consiga ler os dois ainda este ano.

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Eu ouvi ótimos comentários a respeito desse livro e a sua resenha também me cativou bastante. A capa dele é linda e a premissa é maravilhosa. Os dois não são o típico casalzinho clichê, o que é um ponto a favor, porque é preciso ler romances verdadeiros e que retratem a nossa verdadeira sociedade. Estou muito ansiosa para fazer a leitura desse livro,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Que bom que você curtiu tanto a leitura, confesso que para mim o livro não funcionou tão bem assim, mas talvez isso seja culpa da minha expectativa nas alturas por ter amado loucamente o outro livro da autora. Mas achei bem interessante a abordagem da questão dos imigrantes e o casal é mesmo cativante!

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger